Como gerenciar as redes sociais da sua empresa

Gerenciando redes sociais envolve várias etapas e é muito mais do que apenas fazer publicações. Conheça alguns processos que usamos na RD Station e que você pode se inscrever ainda hoje em sua estratégia.

Estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial para qualquer empresa. Hoje em dia, aqueles que se destacam nas redes são empresas que vêem o valor desta ferramenta e usam-na como um canal de comunicação com seus clientes e como canal promocional, tanto a marca como os produtos / serviços e conteúdos.

Conseqüentemente, mais e mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximarem dos seus clientes e não perderem a concorrência. No entanto, muitos acabam começando com nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer o gerenciamento de redes sociais.

Na Estação RD, já temos esse desafio e, mesmo hoje, muitas vezes questionamos se a nossa estratégia nas redes sociais é a mais eficaz, quer a nossa comunicação com o cliente seja a mais adequada ou se devemos tentar outro tipo de abordagem.

Sabemos que não é fácil para uma empresa que está começando em redes sociais definir que tipo de conteúdo será publicado, se você tem uma abordagem mais branda ou mais grave, como muitas vezes para fazer posts em redes sociais, que as métricas de análise, etc.

Então, vou mostrar-lhe ao longo deste texto alguns dos processos que aprendi como analista de rede social aqui no DR, incluindo dicas práticas que podem ser úteis para se candidatar diretamente no gerenciamento dessas redes.

O que é gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar redes sociais é muito mais do que apenas fazer publicações. O gerenciamento de rede social envolve uma série de etapas, desde a definição e posicionamento da estratégia, planejamento e execução de publicação até resultados de rastreamento e pesquisa.

Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa responsável exclusivamente por esse canal, pois isso será visto como um processo importante e necessário para a empresa e não apenas como uma obrigação que não traz benefícios reais.

Aqui na RD Station, o trabalho é feito por um analista, que trabalha em tempo integral para trazer mais resultados para a área de marketing através das redes sociais.

Em que redes sociais devo estar presente?

Se você já comprou a idéia de investir efetivamente nas redes sociais, você deve estar se perguntando o que você deve começar a fazer exatamente.

O primeiro passo é definir em quais redes sociais faz sentido que seus negócios estejam presentes. Algumas redes sociais, como o Facebook, devido ao seu alcance público, exigem que um grande número de empresas (independentemente do tipo de negócio) estejam presentes. Já outros, como o Instagram, podem trazer muito mais resultados para um comércio eletrônico de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos.

No final, o que importa é descobrir onde está o seu público. E, muitas vezes, a única maneira de descobrir é tentar. Você não perderá se você criar um perfil em uma rede social e você descobre que sua pessoa não está lá. Além do que foi aprendido, as chances de você encontrar seu cliente lá e obter bons resultados para sua empresa são muito maiores.

Aqui na RD Station, estamos sempre à procura de novos canais para testar e expandir a nossa estratégia. Mas, no final, descobrimos que as redes sociais nas quais já investimos há muito tempo são aquelas que nos trazem mais resultados e valem mais nosso investimento (como o Facebook, neste caso).

Share this post on: